quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Um pouquinho da EJA em Santo André

A Educação de Jovens e Adultos na cidade de Santo André teve seu início em 1989, quando na elaboração da Lei Orgânica do Município, foi mencionada como um Direito do cidadão e um dever da municipalidade em ofertar esta modalidade de Educação à aqueles que na idade regular não tiveram oportunidade. Não podemos encarar como uma dívida a ser paga, mas um direito à escolarização. No decorrer deste espaço de tempo, a cidade mudou e as demandas sociais aumentaram, passamos pelo processo de desindustrialização do ABC/Paulista, o desemprego entre outras... Foi necessário que a Prefeitura de Santo André tomasse medidas para reaver o potencial econômico e a educação tem sido meta importante. Os Jovens e Adultos, analfabetos e os ditos analfabetos funcionais precisam além do encaminhamento à escolarização, também sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Os cursos de alfabetização denominados PIQ I - procuram além de ofertar a escolarização e promover nas pessoas o incentivo à continuidade dos estudos, também oferecem a qualificação profissional inicial. No caso desta turma - alfabetização eles tem aulas do núcleo comum e do específico - pintura imobiliária com o Profº André. Este processo contribui para a formação para além das letras e sim da inclusão social destes alunos.

Estamos em processo de elaboração e construção deste blog. Em breve aprofundaremos melhor na discussão: EJA e Qualificação Profissional.             
Profº Antonio Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário